Não, essas
três escolas, sem conhecer a revelação prometida para os últimos dias, têm
agregado por conta própria essa vinda agora do Senhor, com o momento do arrebatamento;
e com isso, eles têm feito da área escatológica, uma verdadeira Babel, ao
querer mudar o objetivo dessa vinda, que será “o dia do Senhor (Is. 13:6-18),
o dia da vingança (Is. 61:2 – 63:4),
o dia dos juízos de Deus sobre toda a carne (Is. 66:16),” para o dia do
arrebatamento, atropelando o tempo e modo dos fatos anunciados pelas Escrituras;
considerando grosso modo a vinda do Senhor e o arrebatamento no mesmo dia, sem
antes, analisar os vários “fatores.” que diferenciam essa
vinda agora, da outra.
Já mostramos anteriormente, que houve diferença de “fatores”
entre a 1ª vinda para se fazer carne, ser servo e morrer pelos pecados de
muitos; da 2ª vinda, quando ressuscitou, subiu aos céus na noite do primeiro
dia (Lc. 24:30-31), recebeu todo o poder no céu e na terra, e desceu segunda
vez. De igual forma, é evidente que haverá também diferenças entre a 3ª a 4ª e
a 5ª vinda. Confira:
NA SUA 3ª VINDA JESUS NÃO PISARÁ
NA TERRA
Virá do céu trono de Deus até o
nosso céu atmosférico, sem pisar na terra Ele estabelecerá seus arraiais no
nosso céu e de lá, ministrará sua ira sobre o mundo. Is. 5:26 - 24:21
NA SUA 4ª VINDA, JESUS TAMBÉM NÃO
PISARÁ NA TERRA
Sairá da *Jerusalém Celestial, do
nosso céu com seus anjos (Sl 19:4-6), para executar a ressurreição e o arrebatamento.
Descerá até as nuvens (I Ts. 4:17), sem pisar na terra; o Senhor enviará seus
anjos do oriente ao ocidente, os quais reunirão sua Igreja “nos ares;” depois a levará para o oculto do seu tabernáculo (Is.
26:20 e 21), em “Sião”. Is. 35:10
NOTA: Não confundir *A JERUSALÉM
CELESTIAL, sede do governo milenar de Cristo (Hb. 12:22), com A NOVA JERUSALÉM,
DO NOVO CÉU E NOVA TERRA, sede do governo eterno de Deus e do Cordeiro, pós
milênio. Ap. 21:1...
OUTRA
INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DESTES TRÊS GRUPOS
Estes três grupos, ainda não compreenderam as
passagens de (Mateus 24:30-31); no seu tempo e modo, pois continuam entendendo
erroneamente que, os acontecimentos desses dois versículos, serão no mesmo dia
e simultâneos. No entanto, a Bíblia mostra que: Há diferença de tempo, entre um versículo e outro.
Em se tratando de “TEMPO PROFÉTICO”, a letra
bíblica é rudimentar para definir com precisão o tempo de uma profecia, em seu cumprimento.
A Bíblia é repleta de versículos, que no literal está na seqüência do outro,
mas no cumprimento profético possui diferença de tempo, entre um e outro; em
alguns casos de até mais de dois mil anos. Exemplos: Sl. 37:8-9 - Zc. 13:7-8 -
Rm. 16:19-20, etc...
Portanto, sem aprender distinguir os versículos da
vinda do Senhor, relacionados com a ira do Cordeiro, ou o dia da vingança (Sl.
58:10 - Is. 13:6 – 13; 66:15 - 16; Sf. 1:14 – 18; Ap. 6:12 – 17, etc...), dos relacionados com a vinda do Senhor, para
o arrebatamento da Igreja. (I Co. 15:51-52; I Ts. 1:7; 4:16-17, etc...);
torna-se impossível tanto para a teologia, quanto para qualquer um, entender todo
o desfecho profético. “Porque para todo o propósito HÁ TEMPO E MODO...” Ec. 8:6
As diferenças de tempos e de modos, entre essa
vinda agora do Senhor, para a vinda do arrebatamento, já havia sido mencionado
nos profetas e também por Jesus no Evangelho de Lucas, quando ensinou a sua
Igreja, que:
Depois da
aflição daqueles dias (a 3ª guerra mundial e as duas bestas), depois dos sinais
no sol, a lua e as virtudes dos céus forem abaladas, e mesmo depois da sua 3ª
vinda; ele afirmou que, “nesta” ainda
a Igreja não será arrebatada; mas, “na
próxima” (na 4ª vinda).
“E
então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora,
quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas
cabeças, porque a vossa redenção está
próxima”. Lc. 21:25-28.
O profeta
Jeremias, já havia previsto pelo Espírito Santo, uma grande surpresa para
aqueles que esperam o arrebatamento fora do tempo das Escrituras.
“Passou
a sega, findou o verão, e nós ainda
não estamos salvos.” Jr. 8:20.
Conforme
vimos, há diferença de tempo, sim, entre essa vinda agora, da outra vinda para
o arrebatamento. Pois, existe a ordem dos fatos proféticos a serem seguidos
dentro do plano estabelecido previamente por Deus (Is. 46:10). Dentro dessa
ordem, em momento algum as Escrituras coloca “a vinda de Jesus para o
arrebatamento, ”antes da sua vinda para ““o
dia do Senhor, o dia da vingança.” Observe
o que disse Davi, Isaías, Habacuque, Zacarias,Tiago e João.
“Abaixa, ó Senhor, os teus céus, e desce (a 3ª vinda); toca os
montes, e fumegarão.
Vibra os teus raios, e dissipa-os; envia
as tuas flechas, e desbarata-os.
Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, arrebata-me das muitas águas
(a 4ª vinda) e das mãos dos filhos estranhos.” Sl. 144:5-7.
“Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos,
não temais: Eis que o vosso Deus virá
com vingança, com recompensa
de Deus (a 3ª vinda); Ele virá, e vos salvará.” (a 4ª
vinda). Is. 35:4 – 61:2 – 63:4, etc..
“Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste as nações (a 3ª
vinda).
Tu
saístes para salvamento do teu
povo (a 4ª vinda), para salvamento do teu ungido...” Hc. 3:12-13.
“E
o Senhor sairá, (a 3ª vinda) e pelejará contra estas nações... “ Zc.
14:3a.
“...então
virá o Senhor (a 4ª vinda) meu Deus, e todos os santos contigo, ó
Senhor.” Zc. 14:5c.
“Sede pois irmãos, pacientes até a vinda
do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o
com paciência, até que receba a chuva (Jesus) temporã (3ª vinda) e
serôdia. (4ª vinda).” Tg. 5:7
Note o leitor que, o profeta Oséias falou
claramente, colocando a vinda de Jesus para o arrebatamento na última chuva: A SERÓDIA.
“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao
Senhor: como a alva será A SUA SAÍDA: (a 3ª vinda – a chuva temporã) ele (A NÓS VIRÁ) como chuva, (COMO A CHUVA SERÓDIA) que rega a terra.” Os. 6:3
Portanto, a pregação da vinda de Jesus agora (a 3ª),
e o arrebatamento no mesmo dia, não condiz com nenhuma prefiguração bíblica
passada.
Entre a vinda do dilúvio, no ano seiscentos de Noé,
no mês segundo aos dezessete dias do mês (Gn. 7:11), e o repouso da arca nos
montes de Ararate, no sétimo mês, no dia dezessete (Gn. 8:4); houve um espaço
de tempo, para a manifestação dos “juízos
de Deus,” nas águas do dilúvio.
Dá para enxergar aqui “os cinco meses” de diferença, entre um evento e outro?
Da mesma forma também, será que dá para entender
que, entre a vinda agora de Jesus (dilúvio), e o repouso da arca, no monte? (arrebatamento
da Igreja? Is. 35:10 - Hb. 12:22), existe diferença de tempo??? “...assim será
também a vinda do Filho do homem.”
Entre a vinda de Moisés para libertar seu povo no
Egito (Êx. 4:29-31); e a saída dos israelitas (Êx. 12:37-41); também houve um
espaço de tempo, para a manifestação dos “juízos
de Deus”, antes.
Será que dá para entender que o povo de Deus,
somente saiu do Egito, após OS JUÍZOS DE DEUS nas dez pragas???
Portanto, todas as profecias nos mostram que o
objetivo principal dessa vinda agora, será para “a ira do Cordeiro,” que
será o mesmo tempo, o início da
ceifa (a ocasião); “a colheita primeiro do joio (Mt.13:30); seguindo os
mesmos modelos apresentados acima.
“...até que veio o dilúvio, e os levou a todos – assim será
também a vinda do Filho do homem.” Mt. 24:39.
“E assim o Senhor salvou Israel naquele
dia da mão dos egípcios: E ISRAEL VIU OS
EGÍPCIOS MORTOS NA PRAIA DO MAR.
Êx. 14:30.
Por conhecer esta mesma verdade, João nem mencionou
no Apocalipse “o arrebatamento,” como um dos objetivos da 3ª vinda de Jesus,
mas o colocou próximo ao final da grande tribulação, após a abertura do Sétimo
Selo, depois da Sétima trombeta (Ap. 14:14-15), acentuando os dois principais
motivos dessa 3ª vinda:
a). ASSINALAR
OS 144 MIL ISRAELITAS (as primícias). Ap. 7:1-8.
b). EXECUTAR
OS JUÍZOS DE DEUS SOBRE TODA
A CARNE, ATRAVÉS DA SUA IRA.
Is. 13:9, 66:15 e 16 - Ap. 6:15 a 17; cap. 8 a
seguir - Jd. 1:14-15, etc
A DIFERENÇA DE TEMPO, REVELADA
NOS SELOS DO APOCALIPSE
O
Apocalipse nos mostra que, a 3ª vinda do Senhor se dará na abertura do “SEXTO SELO”
(Ap. 6:12-17, Mt. 24:30); ao passo que O ARREBATAMENTO DA IGREJA, acontecerá no
SÉTIMO SELO, depois do toque da SÉTIMA TROMBETA (I Co. 15:51-52 - Ap. 10:7), e
antes do derramar das SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS. Ap. 16:2-21. (Ver gráfico).
Portanto,
não podemos ignorar o espaço de tempo, que existe entre um Selo e o outro. Uma
vez que há esse espaço de tempo, também haverá a mesma diferença, entre a vinda
do Senhor e o arrebatamento da igreja.
Aliás,
entre o 6º e o 7º selo, o Apocalipse nos revela duas contagens de tempos literais,
a serem cumpridos antes do arrebatamento da Igreja: O tempo da 5ª trombeta
(cinco meses, Ap. 9:5), e o tempo de atuação das duas testemunhas (1.260 dias -
Ap.10:3); sem contar o tempo das demais trombetas. O tempo da voz dos sete
trovões. O tempo da pregação do Evangelho eterno, pelos três anjos, etc...
Todo esse
tempo se cumprirá “antes” do
arrebatamento da Igreja, e estão sujeitos a duas cronologias bíblicas: Dos 7
Selos e dos dois primeiros “AIS.”
Essa outra previsão
equivocada da vinda de Jesus e arrebatamento simultâneos; constitui-se na: TERCEIRA TESE
ERRÔNEA DO SISTEMA TEOLÓGICO, pré, mid e
pós-tribulacionista.
PARA REFLETIR
Conforme vimos pela
revelação da Palavra, o grupo teológico que ainda não conhece a diferença de
tempo entre a 3ª da 4ª vinda do Senhor, poderá ensinar sua vinda e o
arrebatamento, com precisão Bíblica?
“E Jesus, respondendo disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane.” Mt. 24:4
Jaime e Júlio
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A QUARTA TESE ERRÔNEA DA TEOLOGIA
“E Jesus, respondendo disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane.” Mt. 24:4
Jaime e Júlio
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A QUARTA TESE ERRÔNEA DA TEOLOGIA
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