Não, “a segunda vinda” de Jesus já aconteceu, depois da sua ressurreição. Neste
quesito, nenhum teólogo destes três grupos enxergaram ainda o óbvio, pois
continuam pregando uma “segunda vinda do Senhor,” ao invés da “terceira.”
Para entendermos melhor as vindas do Senhor aqui
apresentadas, é necessário frisarmos, que essas vindas são: Proféticas (I Sm.
17:40 - Is. 9:6). Pessoais (At. 10:40-41), e se cumprem desde o nascimento de Jesus, até a Batalha do
Armagedom.
Alguns teólogos têm rebatido esse assunto,
afirmando que, se fosse para contar as manifestações de Jesus aos seus discípulos depois da ressurreição, daria muitas vindas.
Mas, a questão é simples: As cinco vindas proféticas, “são pessoais, do céu para terra”; as aparições não são
proféticas, mas “VISÕES”.
Portanto, nos 40 dias na terra, o Senhor esteve “pessoalmente” com seus discípulos,
comendo e bebendo com eles (At. 10:40-41); depois dos 40 dias, quando subiu ao
céu e assentou-se à direita de Deus, o Senhor somente apareceu aos seus na
terra, EM VISÃO: A Paulo e a Pedro. At. 9:3-5 – 10:13-14.
JESUS SUBIU AO CÉU, NA NOITE DO PRIMEIRO DIA
Depois de sua morte, Jesus desceu as partes mais
baixas da terra, tomou as chaves da morte e do inferno (Ap. 1:18); pregou aos espíritos
em prisão (I Pe. 3:19). Na sua ressurreição, Ele passou novamente pelo
sepulcro, apareceu a Maria Madalena e disse que iria subir ao Pai (Jo. 20:17),
e disse também, para seus discípulos encontrar-se com Ele na Galiléia (Mt. 28:7).
Ainda no primeiro dia da ressurreição, o Senhor
manifestou-se aos seus discípulos em Jerusalém (Jo. 20:19); e também a dois
deles no caminho de Emaús, quando na mesma noite, desapareceu diante deles
(Lc. 24:13-35 – Mc. 16:12).
Enquanto isso, os onze discípulos partiram para a Galiléia, num percurso aproximado de 130 Km. a pé.
Enquanto isso, os onze discípulos partiram para a Galiléia, num percurso aproximado de 130 Km. a pé.
“E os onze discípulos partiram para a
Galiléia, para o monte que Jesus tinha designado.” Mt. 28:16
Havendo Jesus subido ao céu, recebeu de Deus todo o poder no
céu e na terra (Ap. 5:9-14); depois de
OITO DIAS, “voltou segunda vez” para os seus, na
Galiléia.
“E
oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles
Tomé. Chegou Jesus, estando às portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse; Paz seja convosco.” Jo.
20:26
“E, quando o viram, o adoram; mas alguns
duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes dizendo:
É-ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA
TERRA.” Mt. 28:17-18.
CINCO RAZÕES BÍBLICAS, PORQUE JESUS SUBIU AO CÉU, NA NOITE DO PRIMEIRO DIA E FOI GLORIFICADO PELO PAI, NOS SETE DIAS:
1ª. O próprio Jesus, falou a
Maria Madalena que iria subir ao céu:
Depois da sua morte e
ressurreição, o Senhor desceu aos infernos, tomou as chaves da morte e do
inferno (Ap. 1:18); pregou aos espíritos em prisão (I Pe. 3:19), passou
novamente pelo sepulcro, apareceu a Maria e lhe disse que, iria subir ao Pai.
“Disse-lhe Jesus:Não me
detenhas, porque ainda não subi para
meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”Jo.
20:17
2ª. Davi e Paulo ensinaram, que
além do Messias subir ao céu, depois de sua ressurreição; também levaria cativo
o cativeiro com Ele.
“Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro,
recebestes dons para os homens, e até para os rebeldes...” Sl. 68:18 – Ef.
4:8-10.
Os pré, os mid e os
pós-tribulacionistas, desconhecem até agora “a segunda vinda de Jesus” acontecida a dois mil anos atrás, continuam
pregando erroneamente que, Cristo recebeu todo o poder no céu e na terra, somente depois dos
quarenta dias da ressurreição, mas, não conseguem explicar:
a). Aonde os resgatados do
cativeiro, ficaram os 40 dias, esperando o Senhor subir?
b). Onde está a base bíblica
afirmando que, o Senhor recebeu “todo o poder no céu e na terra”, depois dos 40
dias, ao invés do OITAVO DIA ? Jo. 20:26 – Mt. 28:16-18.
c). Porque o Senhor desapareceu
da terra, “sete dias”?
d). Se Cristo foi glorificado no
ato de sua ressurreição, como pregam alguns estudiosos, porque João foi levado ao
céu, para testificar sua glorificação lá? Ap. 5:9-14
NOTA:Embora João tenha sido levado para a ilha de Patmos, e escrito o Apocalipse cerca 50 anos depois da ressurreição do Senhor, no entanto, ele testemunhou a glorificação de Cristo no céu, naqueles dias. A Escritura afirma que ele subiu ao céu "EM ESPÍRITO". O que pode ser explicado que ele teve uma visão retroativa dos fatos acontecidos anteriormente.
NOTA:Embora João tenha sido levado para a ilha de Patmos, e escrito o Apocalipse cerca 50 anos depois da ressurreição do Senhor, no entanto, ele testemunhou a glorificação de Cristo no céu, naqueles dias. A Escritura afirma que ele subiu ao céu "EM ESPÍRITO". O que pode ser explicado que ele teve uma visão retroativa dos fatos acontecidos anteriormente.
3ª. Jesus, não disse aos
discípulos, que depois de padecer e depois de quarenta dias, entraria na sua
glória. Antes disse que depois de padecer, entraria na sua glória.
“Porventura não convinha que o Cristo padecesse
estas coisas e entrasse na sua glória?”
Lc. 24:26
4ª. Os
registros das manifestações de Jesus aos seus discípulos após sua ressurreição
constam das suas aparições: No “primeiro”
e no “oitavo dia.”
No
entanto, não há nenhum registro na Bíblia, constando a manifestação de Jesus
aos seus, entre “o segundo e o sétimo
dia.”
5ª. Somente depois de “sete dias” da sua glorificação no céu.
Somente depois de sua volta à terra; e somente na “Galiléia,” que Jesus disse
aos seus discípulos:
“...É me dado todo o poder no céu e na terra.” Mt. 28:18.
“...É me dado todo o poder no céu e na terra.” Mt. 28:18.
A
CONFUSÃO FEITA PELOS PRÉ, MID E PÓS-TRIBULACIONISTAS:
Os
sistemas religiosos, representados por estes três grupos, se baseiam a grosso
modo apenas na “letra” de um único versículo, para ensinar que Jesus virá
segunda vez. Porém, nem o versículo e
nem a revelação bíblica, diz isso:
“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de
muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”
Hb. 9:28.
Quando
o autor de aos Hebreus escreveu sobre o aparecimento de Jesus “segunda vez,”
ele não estava colocando esta “segunda vez”, em relação às ordens das
vindas; pois, o próprio autor tinha conhecimento da segunda vinda de Jesus, já
acontecida em seus dias. Portanto, o autor sabia da glorificação de Cristo no
céu, e de sua volta ao oitavo dia em Galiléia, com “todo o poder no céu e na
terra”. (Mt. 28:16-18).
O mesmo autor, já havia citado na sua carta, esse
acontecimento ocorrido naqueles dias, sobre a glorificação de Cristo no céu. Hb.
2:7-8.
Portanto,
a segunda vinda de Jesus, já era fato conhecido de todos os discípulos, depois
da ressurreição do Senhor (At. 13:30-31). Por isso, o autor, foi bastante
claro e colocou a ordem dessa vinda em relação “ao pecado.”
"...aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”
Hb. 9:28.
DEUS PEGA OS SÁBIOS, NA SUA PRÓPRIA SABEDORIA:
O Senhor Deus, permitiu aos
estudiosos das Escrituras, o conhecimento D’elas apenas em parte (I Co. 13:9).
Como também, permitiu a seus escritores, que registrassem algumas passagens em
espelho e em enigma (I Co. 13:12); com a finalidade de humilhar os soberbos;
aqueles que si mesmos se julgam sábios, os que se dizem grandes conhecedores da
sua Palavra. Afim de que, nenhuma carne se glorie diante D’ele. “
Pois está escrito: ele
apanha os sábios na sua própria astúcia. I Co. 3:19b.
“Mas o que se gloriar
glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor...” Jr. 9:24a.
ENTENDENDO
MELHOR, ESTE VERSÍCULO:
O plano
Divino, já apresentava o Cordeiro morto pelos nossos pecados, desde a fundação
do mundo (Ap. 13:8b). Portanto, na sua primeira vinda para se fazer se carne, Cristo
foi gerado pelo Espírito Santo em Maria, perfeitamente santo, viveu e morreu
santo, e jamais viu a corrupção. Porém, no tocante a sua missão salvívica, Ele
já havia assumido os nossos pecados, desde a eternidade.
Deste modo, a sua primeira vinda na terra, foi considerada pelo autor de aos Hebreus, e por todas as Escrituras, “com pecado” (o nosso). Razão pela qual, Ele provou a morte por nós.
Deste modo, a sua primeira vinda na terra, foi considerada pelo autor de aos Hebreus, e por todas as Escrituras, “com pecado” (o nosso). Razão pela qual, Ele provou a morte por nós.
“Aquele que não conheceu pecado, O FEZ PECADO POR NÓS; para que
nele fôssemos feitos justiça de Deus.” II Co. 5:21
“Mas ele foi
ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades: o castigo
que nos traz a paz ESTAVA SOBRE ELE, e pelas suas pisaduras fomos
sarados...
...Mas o Senhor
fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” Is. 53:5-6
Na segunda
vinda, oito dias após a Sua ressurreição, quando voltou a terra (na
Galiléia), para dar instruções aos discípulos, foi a sua primeira vinda do
céu “sem pecado.”(o nosso pecado).
E agora,
na sua terceira vinda, será a sua segunda vinda, “sem pecado,”
(o nosso pecado). Conforme pregou o autor de aos Hebreus.
“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de
muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para
salvação.” Hb. 9:28.
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de
Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus
caminhos!” Rm. 11:33.
Conforme
o leitor viu, esses três grupos também tropeçaram juntos neste segundo tema.
Tal previsão equivocada de uma
segunda vinda do Senhor, agora; constitui-se na: SEGUNDA TESE ERRÔNEA DO SISTEMA TEOLÓGICO, pré, mid e pós-tribulacionista.
PARA REFLETIR
O grupo
teológico que ainda não enxergou A TERCEIRA VINDA DO SENHOR pode pregar sua
vinda e o arrebatamento, com precisão Bíblica?
“E Jesus,
respondendo disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane.”
Mt. 24:4
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